Qualquer dia

quarta-feira, maio 24, 2006

INDIGNADA
Como sabem, ontém estive em casa devido á constipação. Estive a ver televisão e percebi que o programa Opinião Pública da Sic Noticias, iria-se debruçar sobre o tema Procriação Médica Assistida. Como me interessa e muito o tema, esperei para ver. O convidado era o Prof. Dr. Alberto Barros, que desde já, caros leitores, informo que nos defendeu muito bem. Porém, não pude deixar de ficar indignada com alguns comentários que por lá apareceram. O mais flagrante foi de um Dr. Moreira, se não me engano no nome, médico, e que, para além de outras questões, referiu que ficava incomodado enquanto contribuinte estar a pagar impostos para pessoas como nós fazer-mos tratamento. Isto porque, segundo o referido Sr. Dr. a maioria dos casos de infertilidade se deve ao facto de termos relações sexuais desprotegidas, nas quais apanhamos infecções pélvicas, que por sua vez causam infertilidade. Caro Sr. Dr. o seu comentário deixa-me completamente nauseada, principalmente por vir de um médico, que deveria ter noção do ridículo da sua conclusão para o problema de infertilidade.
Entrou também em directo o Prof. Dr. Gentil Martins, como um dos mentores do Movimento Pró-Vida, o tal movimento que quer o referendo sobre estas técnicas. Afirmou o referido Prof. que os casais inferteis não tem noção dos tratamento a que se sujeitam. Pois é Sr. Prof. tomara eu não ter já tanta informação médica, que adquiri nestes mais de dois anos e meio de infertilidade, não só da que me foi transmitida pelos médicos a que recorri, bem como, aquela que pesquisei, e ainda, aquela que as minhas companheiras de luta me têm transmitido.
Eu percebo o que este movimento pretende, ou seja, pretende que a nossa legislação seja idêntica à Italiana, que é simplesmente a mais restrintiva em toda a Europa.
Baseiam o seu movimento na preocupação do embriões excedentários, sem perceberem que a maior parte deles não sobrevive, para mal dos nossos pecados. Não percebem que estes embriões congelados apenas servem para que, caso o tratamento falhe, repetirmos o mesmo, sem que despendamos mais dinheiro e principalmente sofrimento no nosso corpo. Simplesmente não entendem. Nem querem entender!!!
Por fim, uma senhora doméstica, de 37 anos, que já deve ter um rancho de filhos, e que deve entender que nós, casais inférteis, somos uma cambada de doidivanas, dizia que iriam de novo regressar os filhos bastardos, uma vez que estes bébés não saberiam quem seriam os seus pais e mães, ou seja, teriam de alterar a legislação, pois tal como antes do 25 de Abril iriam existir os filhos de pais incógnitos. Refiro por importante que esta Sr. também se dizia membro do Movimento Pró Vida.
Eu entendo é que este movimento deveria se chamar Contra Vida, porque o que todos os casais inferteis perseguem é sim a vida, e estes senhores e senhoras simplesmente não entendem o nosso sofrimento diário, a nossa revolta, a nossa mágoa. Já que são a favor da vida, e que se dizem cidadãos activos, deveriam era perceber a nossa luta por melhores condições para o tratamento desta doença chamada Infertilidade. Pois, como o Prof. Dr. Alberto Barros bem disse a Infertilidade é uma doença, e assim, deve ser tratada e assumida pelas entidades governamentais. Fiquei revoltada e indignada de tal forma que acho que nem consegui assimilar tudo o que ouvia. Acho inacreditável que existam pessoas que entendam que nós não temos direito a ter um filho. Por nervosismo não consegui ligar para lá, mas, desde já gostaria de saber se alguém vai ao debate do Projecto Lei na A.R., se a Associação Portuguesa de Infertilidade vai organizar alguma coisa? A minha revolta foi tão grande que estou disposta sair do anonimato, para me deslocar á A.R. com outras companheiras de luta. Quase que aposto que o denominado Movimento Pró Vida irá estar presente, para tentar passar a sua mensagem errada ao povo português sobre este problema, ou melhor sobre esta doença que afecta tantos de nós.

15 Comments:

Blogger Unknown said...

Amiga,
Eu não vi esse debate mas fiquei "passada" com o q escreveste!! Junta-te a nós, na API, pq juntas(os) havemos de conseguir fazer perceber a essa cambada de imbecis, a ignorância e a malvadez q paira naquelas cabeças...
Beijinhos
Alexandra

4:29 da tarde  
Blogger stardust said...

Amiga

Estava online com a tica enquanto estava a dar... sei q foi de bradar aos céus...

A verdade é q nada mais se pode esperar de um pais de ignorantes cmo o q nós temos... Vamos lá a ver se os politicos têm mais juizo do q o povinho!

Beijos amiga... n te indignes, num país em q tomamos a pilula do dia seguinte como contraceptivo... q esperavas???

4:34 da tarde  
Blogger Penélope said...

Eu não vi esse programa de tv, mas a minha mãe viu e fartou-se de telefonar para a SIC a refilar por causa do Sr. Prof. Dr. e tal e do seu movimento pró-vida!! Uma ‘parlemice’ disse a minha mãe, o médico, a Sr.ª e o Prof. falaram de coisas que nunca sentiram na pele!!!! Se essas pessoas tivessem nas suas famílias alguém que sofresse de infertilidade de certeza absoluta que os seus discursos seriam diferentes (no meu entender seriam discursos lógicos!).
Já escrevi no fórum e torno a escrever – «movimento pró-vida, dediquem-se a outras causas que não a infertilidade».
Bjs

5:22 da tarde  
Blogger MaLLu said...

Minha querida amiga :)
Sou jornalista e tenho feito um esforço ENORME para fugir de todas as notícias, programas, debates, etc. sobre o tema :) Tendo em conta a minha profissão - e principalmente porque escrevo sobre saúde!!! - não tem sido fácil mas tenho sido poupada a barbaridades como as que acabas de descrever... A maior parte das pessoas não tem noção nenhuma, nenhuma do que é de facto este problema e esta doença...
O melhor é tantarmos ignorar.. :)
Bjs e as melhoras!
Raquel

7:10 da tarde  
Blogger Nina said...

Fiquei chocada com o que li, amiga! Verdadeiramente chocada!Custa-me aceitar que vivamos num país que dá ouvidos a gentinha como esta!
Estou sem palavras!
Beijinhos, amiga!

9:03 da tarde  
Blogger amiguita said...

Como é que se pode decidir sobre um assunto que não se conhece, eu compreendo que a maioria das pessoas não saiba do que se fala, eu só tive conhecimento porque sofro de infertilidade, e faço questão de explicar tudo o que posso as minhas amigas e colegas de trabalho.

Beijinhos

8:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Amiga,
Felizmente não vi esse debate que pelo tu dizes é simplesmente ridiculo, é pena mas neste país ainda existe muita gente ignorante e só quando sentirem na pele é que vão dar o devido valor á infertilidade.
Beijos amiga e vamos ignorar essa gentinha.
Marisa

10:56 da manhã  
Blogger Alexandra said...

Sim, isto é a prova da mentalidade destes nossos portugueses, por isso é que me criticam quando eu digo não ao Futebol, puro ópio do povo, e que por outras causas muito simplesmente não vale a pena...
O contribuinte não deve pagar impostos, para que nós possamos fazer os nossos tratamentos, agora pergunto eu, para onde vão os meus impostos quando mais preciso deles, pois é...
Para certos e determinados bolsos...cheios, muito cheios...
É por causa destas coisas é que cada vez gosto mais de viver aqui...neste paraiso de hipócritas que só olham os outros esquecendo-se do que fazem...
Parabéns ao Sr. Dr. por ser tão anormal e ignorante...

Beijinhos

3:09 da tarde  
Blogger Kitty said...

:(
Sem palavras...
Beijinho (muito triste)

4:15 da tarde  
Blogger Vemos ouvimos lemos said...

O movimento Pró Vida é o mesmo que defedem o aborto clandestino!!!!!

4:21 da tarde  
Blogger Norita said...

Realmente fiquei sem palavras. É triste ver a mentalidade que paira por este país....

Um beijinho grande
norita30

5:05 da tarde  
Blogger Summer said...

Nem vale a pena comentar.
Como diz a Ana Rosado: Ignorância!!!
Bjs.

7:30 da tarde  
Blogger Bem Me Queres said...

Amiga eu não vi o programa, mas a minha mãe viu e ela ficou incomodadíssima com as atrocidades que foram ditas a nossa respeito.
Felizmente a AR soube ver o assunto na perspectiva dos doentes e parece que, embora não seja completa, esta lei beneficia-nos.
A Associação tem participado de forma mais discreta. Hoje mesmo um dos membros da comissão instaladora da associação participou num programa-debate com a Dra Mª Belém e um elemento do Movimento Pro-Vida e defendermos a nossa posição. Correu bem e tivemos a ajuda da Dra. Mª Belém cuja opinião sobre a lei vai mais de encontro com os interesses dos inférteis.
Estes cidadãos que se uniram neste movimento não têm com toda a certeza nenhum infértil com eles.
A lei foi aprovada e isso foi mt bom!
Beijinhos doces
Cláudia

9:48 da tarde  
Blogger Unknown said...

Simplesmente, sem comentários!!!
A mentalidade da maioria da população deste "cantinho à beira mar plantado" é demasiado hipócrita para poder aceitar que existem problemas, cuja solução não é a "natural", e tudo o que passa por problemas e soluções genéticas, são um tabu!!!

Lutemos sempre pelos direito de ter um filho. Eu tive o meu sem problemas, mas estou consciente de que nem todas as pessoas o conseguem!!! Lutem, eu apoio 100% a vossa luta e coragem!!!
Eu chamo às mães que sofrem horrores com os tratamentos, "tudo por um filho" Mãe Coragem!!!

Beijos e até sempre!!!

Isa e Pedrocas

12:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pois é

foi mm uma barabaridade. Eu vi, ouvi e fikei estupefacta com tt "asneira".

deve ser triste ser assim...

mas o k vale é k somos mto superiores a esta gente!

beijinhos
vana

7:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home