Qualquer dia

quarta-feira, maio 31, 2006



CHOCADA!

Ontém, depois do telejornal da RTP1, deu uma reportagem, seguida de debate sobre o seguinte tema "Quando a violência vai á escola". A reportagem consistia em filmar aulas, através de câmaras ocultas, numa escola problemática, como muitas que existem nas zonas sub-urbanas. E foi aí que eu fiquei realmente chocada. Aquilo que vi não é de certeza uma aula, é outra coisa qualquer que me repugna. Aquilo não são alunos, são selvagens que se agridem uns aos outros durante a aula, sem que a Professora possa fazer o que quer que seja. Estes miúdos saltam por cima das cadeiras e mesas, ameaçam professores e até os agridem. Isto não é uma escola é antes um deposito de delinquentes. Eu já tinha noção que algumas destas coisas aconteciam nas secundárias, agora, com o miúdos do ciclo, com miúdos da primária!! Estou chocada. Eu não queria ser professora nestas condições. Principalmente quando os pais destas crianças, em vez de educarem os seus filhos, antes se dirigem á escola para ameaçarem e agredirem os Professores. Escusado será dizer que o senhor que representava o Minstério da Educação no debate era uma nulidade, tentando atirar a culpa destes comportamentos para os Professores. Mais disse que aquela escola, que ele até sabia qual era, já estava melhor porque eles (M.E.) tinham intervindo, porque antes era pior!!! Face ao exposto o fabuloso jornalista José Alberto Carvalho respondeu-lhe: "Vé-se como resultou a vossa actuação, que produziu efeitos!!" O senhor nem sequer percebeu a directa! Porque para ele aquilo até já esta tudo bem melhor, mesmo com os alunos a agredirem-se uns aos outros e a saltarem sobre as mesas em plena aula!!!! Acho que os pais destes meninos deviam ter visto a reportagem. Isto é muito grave!! Principalmente quando uma menina de 13 anos se insinua perante um Professor, sem que o mesmo consiga dar a aula!! Fico preocupada quando vejo que os miúdos, que eram convidados do debate, nem sequer conseguem ter um dialogo com o jornalista, que até foi bastante básico nas perguntas. É por isto que muitos pais tratam de meter os filhos nos colégios privados, e tal como dizia uma das convidadas, vamos no futuro ter os colégios particulares onde realmente os miúdos aprendem, e a escola pública que se tornará naquilo que eu vi ontém!!!

P.S. Amigas Ste e Ana Isabel só espero que não estejam numa escola igual a esta, para bem da vossa sanidade mental e fisíca, minhas queridas!!!

10 Comments:

Blogger Norita said...

Não vi essa reportagem, mas posso imaginar, algo vai mal por esse país a fora (para já não falar do mundo). Beijinhos grandes e que esse "alguém" que tanto aguardamos chegue depressa :)
Beijinhos

4:20 da tarde  
Blogger MaLLu said...

Eu vi a reportagem. Coitados dos meus alunos, que comparados com aqueles são uns moscas-mortas até em excesso!!! Mas não dá para comparar porque dou aulas no ensino superior... mas não gostei nada do que vi!
Bjs,
R

4:37 da tarde  
Blogger stardust said...

Sim realmente foi chocante, deve ser realmente muito dificil dar aulas naquelas condições... e depois dizem q a culpa é dos professores?!?! É mto mto complicado!

Foi um tema mto pertinente q abordaste cris, ontem tmb estive a ver c o A q é professor, ele estava revoltadissimo tmb!

Mas olha ainda existem escolas públicas onde é possivel estudar c qualidade, sem estes "monstros"...

Beijocas

6:58 da tarde  
Blogger Kitty said...

Tens razão, aquelas escolas são o extremo, mas dá que pensar...
Beijinho

7:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oh miga... não vi a reportagem, mas gostava de ter visto! A minha direcção de turma é mais ou menos desse tipo e, por vezes, são mesmo maus para alguns professores (muito maus) e à conta disso estou sempre carregada de faltas disciplinares e a fazer processos disciplinares! Contudo, adoro-os!! Sãos uns amores... adoram conversar comigo... adoram estudar matemática... os pais dizem-me que nunca os viram a estudar tanta matemática! Ainda na aula de hoje me disseram umas coisas que até me vieram as lágrimas aos olhos!!!
Há vários tipos de alunos complicados... há aqueles que são muito complicados (mesmo) e que já não se consegue fazer "farinha" deles e há aqueles que para lá caminham que devemos tentar ajudar, pois só Deus sabe o que alguns desses miudos passam em casa!!! Depois há aqueles que têm tudo em casa, mas estão na idade da parvalheira e que se os professores não tiverem pulso firme desde o inicio, nunca mais os conseguem prender!!!!
Olha, miga é com orgulho que te digo que neste momento basta-me arregalar-lhes os olhos para eles ficarem uns pintainhos!!! Tanto berro com eles como a seguir lhes estou a dizer que gosto muito deles!! Há alguns pais que me vêm perguntar o que devem fazer com eles em casa!!!
O que quero dizer com isto... a culpa é dos alunos, sim, porque têm que saber que nesta vida precisamos obedecer a certas regras básicas para viver em sociedade, mas também é de alguns professores que entram numa turma (que já ouviram falar ser complicada) numa de se defender e acabam por se prejudicar e tornar as aulas muito complicadas!!! O que eu aprendi nestes poucos anos de ensino?? Se os alunos sentirem que gostamos deles, são uns amores e dão tudos por nós e para nos protegerem... se meterem na cabeça que não gostam de nós conseguem ser as pessoas mais cueis que possam imaginar!!!
Desculpa o testamento, mas tinha que ser!!!
Beijinhos

8:17 da tarde  
Blogger Bem Me Queres said...

Eu vi a reportagem e tb fiquei chocada. Dou graças por não ter seguido as pisadas da minha mãe. Felizmente ela é de outro tempo, em que havia respeito mutuo. Ainda hoje ao jantar falamos disso...
Bjs docinhos
Cláudia

9:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu vi hoje....chocante!

11:46 da tarde  
Blogger Unknown said...

E será q estes problemas começam na escola ou apenas se reflectem nela? Será q os pais destes marginais (desculpa-me a franqueza, mas não me recordo de nenhum outro adjectivo) por acaso se interessam alguma coisa com a educação dos filhos?! Porque será q estas coisas acotnecem essencialmente nos meios urbanos?
Porque será que em Portugal, ao cotnrário do resto da Europa, em vez de evoluirmos, estamos cada vez menos preocupados com a edcação dos nossos filhos? Sabes o q digo: realmente deve ser muito desmotivante ser professor nestas condições. No tempo em q a minha mãe dava aulas (era prof primária) ela usava uma palmatória (sabes o q é?) sempre q era preciso pôr algum aluno na ordem. E não havia um único pai q dissesse q aquelas palmadas não eram merecidas!!
Beijinhos
Alexandra

10:07 da manhã  
Blogger Nina said...

Eu vi a reportagem ontem...foi repetida na RTPN...Não são bem assim os nossos alunos,embora haja alguns que se assemelham a isto com alguns professores...
Há, efectivamente, alunos difíceis, pela carência afectiva e sócio-económica que têm em casa, pelas referências, nem sempre adequadas às vivências que têm em grupo. Há alunos que chegam à escola e que são como bichinhos assustados. Tb eu penso que o amor é fundamental para os trazermos para nós.
Há 10 anos atrás, estive em Mértola, considerada a região mais pobre do país...Acreditas que havia um aluno que me pedia dinheiro, sp que me via?
Questionei o Conselho Executivo e disseram-me que, ali, na escola, não lhe faltava nada, mas que em casa nem sp tinha o que comer. Aconselharam-me a não lhe dar dinheiro. Comecei a comprar-lhe alguma coisa para comer, porque tinha a sensação que levava para casa.
Realidades destas parecem distantes dos grandes centros urbanos, mas não estão...Nestes 11 anos de ensino, passados em 12 escolas distintas, já encontrei situações complicadíssimas: filhos de toxicodependentes, de prostitutas, de alcoólicos, a saltar de casa em casa...mas os casos que mais mexeram comigo foram 3: uma criança que só comia na escola; uma adolescente que vira o pai matar a mãe e suicidar-se de seguida e outra que vira a mãe saltar pelos ares, numa enorme explosão.
É verdade que o Ministério nos tirou o tapete e que é cada vez mais difícil conseguirmos ser educadores e professores, mas tb é verdade que, mtas vezes, a indisciplina surge de crianças que não têm mais nada para além da escola. Acredita, amiga, são estas que me dão gozo ser professora e que me dão luta...os betinhos malcriados sp existiram...com esses já deixei há mt de me preocupar.
Ficaria aqui horas, mas não pode ser:)
Desculpa o desabafo.
Xi gde

10:20 da manhã  
Blogger amiguita said...

Beijinhos especias do dia da criança

11:40 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home