Qualquer dia

sexta-feira, setembro 22, 2006



No início deste nova caminhada, e para que nunca me esqueça, decidi transcrever aqui o meu percurso, numa altura em que quase completo 3 anos de espera.

Este relato não vos pretende maçar, é apenas para mim, para eu não me esqueçer, de nada, o tempo começa a passar, e há coisas que a memoria começa a apagar.

Há quase 3 anos atrás casamos. O desejo de ter um filho já existia, e, como tal, desde logo fomos á sua procura. Os meses foram passando, e eu, pressenti desde logo que algo poderia não estar bem. Porém, esperei um ano, o tempo considerado normal.

Passado um ano fui á ginecologista. Fiz os exames normais. Vieram os resultados, e, o meu medo, as minhas premonições, confirmaram-se. O espermograma não estava bem. Lembro-me de nesse dia descer da Rua Castilho até á Baixa, com uma vontade enorme de chorar, porque te tinha de contar.

Nesse mesmo dia, a médica, desde logo me aconselhou as consultas de infertilidade, e como escape, talvez, mandou-me tomar o dufine. Fiz 2 ciclos de dufine, sem qualquer monotorização. Uma parvoíce, e desde logo achei aquilo um pouco descabido.

Em seguida, fui á médica de família, que conheçe bem a minha mãe, pedi-lhe para não lhe contar nada. Marcou-me logo consulta para o Hospital a que pertence-mos.

Do Hospital Garcia de Orta, passados alguns meses, enviaram-me uma carta com uma marcação de Histeroscopia, e outra para pagar uma consulta que hipoteticamente tinha tido. Pensei que era engano, dirigi-me ao Hospital, e, para meu espanto, disseram-me que teria de pagar uma consulta ficticia porque iria fazer um exame, e que se marcaram logo o exame era porque este era o procedimento normal. Continuei a achar estranho, fazer um exame sem sequer ter sido consultada, mas quem era eu para duvidar.

No dia exacto do exame, apareceu-me o periodo, mas desloquei-me ao hospital. A enfermeira, avisou-me de imediato que não podia fazer o exame, e mais uma vez questionei-a sobre o facto de fazer primeiro o exame, sem ser consultada. A mesma resposta: "Assim ficam logo a ver o que se passa aí dentro". Marquei novamente o exame, sendo que só tinha vaga dali a uns meses.

Na segunda data, estava atrasada uns dias, e desconfiei mais uma vez que assim não me fariam o exame. Assim que cheguei, agora com outra enfermeira, expliquei logo o sucedido, chamou o médico, e aí sim deram pelo erro. Pediu-me desculpas, disse-me que foi um erro do hospital, poderia nem ser necessário fazer o exame, eu tinha era de ter uma consulta, que me marcou com urgência, para dali a um mês.

Cheguei á consulta, duas médicas, uma adormeceu várias vezes durante a consulta, a outra viu os exames. Sem grandes rodeios disse-me logo que ali não me iriam fazer nada, só faziam estimulações, não tinham biologos, logo não se realizavam no Hospital Garcia de Orta Fiv's. O nosso problema era masculino, logo, a solução era uma Fiv, ou uma ICSI. Curioso é que hoje me encontro a fazer estimulações, e, afinal o nosso problema não é só masculino, mas também feminino.

Mandou-nos para o Hospital Santa Maria.

Fim da parte I.

19 Comments:

Blogger Angela said...

És um bom exemplo de como funciona "bem" o nosso sistema nacional de saúde, sim senhora...rico atendimento!!
Tu deves ter muita paciência linda.
Beijocas

10:50 da manhã  
Blogger X said...

Enfim, que dizer? Que acrescentar? :-/

Eu também fui descobrindo que não havia um problema connosco... mas vários :( Dói, não é? Dói saber que não funcionamos "como deve ser"...

Não sinto que os "outros" - aqueles que engravidam - sejam mais normais do que nós. Nada disso. Mas custa-me tanto que o meu organismo responda pronta e eficazmente a tudo excepto a isto!

E depois, há a morosidade do processo que nos põe os cabelos em pé! :-/

Eu também andei a perder tempo com uma médica antes de chegar à Ava Clinic... enfim, todas temos a nossa história. E estas histórias por muito que pareçam diferentes, são todas tão parecidas, Cris...

Um beijinho recheado de coragem!

11:15 da manhã  
Blogger R. said...

Espero que a paciência que tens perdido sejam brevemente recompensada!

beijos grandes

11:16 da manhã  
Blogger Sol said...

Deixo-te um beijo enorme pelo apoio dado e que tu alcances o teu sonho.

beijos

11:18 da manhã  
Blogger Ana said...

Bem, também há muito a haver com o Hospital a que pertencemos...
Eu "supostamente" deveria pertencer ao de Cascais, mas dado que já conheco o seu funcionamento, nunca alterei a morada da minha mãe e "pertenço" ao de São Francisco de Xavier...
Embora nunca tenha feita nada fora de privados, e o diagnóstico em nada muda... tive foi menos tempo de espera e a possíbilidade que num Hospital público não teria de fazer os tratamentos (dado que no meu caso acham que é gastar dinheiro do estado à toa...) :)

Fico à espera da parte seguinte :*

Beijocas ENORMES

11:56 da manhã  
Blogger Uma vida (im)perfeita!!! said...

Olá minha querida.
Espero que um dia, o mais breve possivel, sejas recompensada por este sofrimento todo que tens passado na longa e dura caminhada que tens percorrido para realizares um Sonho...Um Filho.
Muitos beijinhos fofinhos e aproveita ao máximo o fim de semana.
Carla

11:59 da manhã  
Blogger Penélope said...

Enfim ... destaco a negligência médica - incrível!
O que custa mais é a morosidade do processo todo, recordo-me de existirem dias que pareciam não terem fim …
Espero que as restantes 'Partes' sejam animadoras, positivas!

12:05 da tarde  
Blogger Alexandra said...

o nosso sistema, esta coisa magnifica. Será que ninguém se lembra que esta espera é dolorosa e pode provocar estragos na vida na alma de uma pessoa?

Linda estou ao teu lado, coragem e muita força, uma mulher é de ferro lembra-te

beijinhos

12:41 da tarde  
Blogger Unknown said...

De facto, esta descoordenação e este desinteresse q reina nos nossos Hospitais públicos não há meio de acabar!
Aquela da médica ter adormecido durante a consulta é pura e simplesmente de bradar aos céus!!
Beijinhos e fico a aguardar a segunda parte, q espero não seja tão má.
Alexandra

12:46 da tarde  
Blogger Joana said...

estamos nas mãos deles, infelizmente, para o bem e para o mal, é uma classe de grandes interesses! antes fosse como antigamente , que por uma galinha se atendiam os pacientes:-) FORÇA!

1:01 da tarde  
Blogger stardust said...

Amiga,

Realmente o sistema neste país funciona mal, muito mal. Parece-me absurdo que te digam para fazeres estimulações com um problema masculino, mas enfim, quem sou eu...

Gostava que ninguém tivesse de passar por esta provação dos ttt de fertilidade, porque realmente ninguém merece.

Apesar de conhecer já um pouco da 2ª parte, estou ansiosa por ler o relato, adoro o que escreves.

Beijocas e bom fds

2:35 da tarde  
Blogger Docinho said...

Pois... agora percebo melhor o teu desespero... há que continuar a lutar... vais ver que tudo se resolve... acredito que custe... muito... mas tem de ser... quando a natureza nos prega partidas destas, temos de as contornar... com sonhos... e acreditar!

Beijos aqui

2:38 da tarde  
Blogger Nina said...

Não é o teu cantinho, o vosso cantinho que eu abandono...é o meu, porque é igual a tantos outros!
Gosto muito de ti e virei aqui sempre, se mo permitires!
Beijinhos

2:42 da tarde  
Blogger ... said...

Jesus... que história de loucos! Realmente amiga...que sistema de saude nós temos.

Estou ansiosa pela 2ª parte.
Jokinhas

4:20 da tarde  
Blogger Serrana said...

uma beijoca muito grande e que tenhas mta, mta força !

Ana Paula

5:07 da tarde  
Blogger Co(S)mic Gal said...

Quero ler o resto....
O nosso pais é mesmo assim.....está cada vez melhor!
Jinhus e Bom fim de semana

9:42 da tarde  
Blogger Raio de Sol said...

minha querida, quando perseguimos tanto um sonho, parece que o mundo inteiro está contra nós, e temos que lutar mais ainda do que prevíamos para a sua realização... infelizmente os médicos que temos são estes e temos que nos sujeitar, como em tudo, todos os nossos sonhos são difíceis de concretizar, porque senão não seriam sonhos, seriam realidade... o teu vai tornar-se realidade muito em breve, tenho certeza, aguenta mais um pouco linda e vais ver que logo vais ter esse teu sonho nos braços...

um beijo

10:42 da manhã  
Blogger Sónia e MI said...

:/

nem tenho palavras, só te posso deixar o meu carinho e todo o apoio.

1:46 da tarde  
Blogger Chinesinha said...

Olá Cris

Vim agradecer a visita e deparo-me com este post que me faz recuar no tempo e rir... porque de outra forma dava em maluca (mais ainda!!). Isto é recordo uma consulta no hospital da minha área de residência, onde curiosamente não existe a especialidade de infertilidade, onde fui atendida por uma médica (genecologista) e duas auxiliares (duas mulheres da limpeza, tás a ver??!!). Subi aos arames... Não fui nada delicada e expulsei as senhoras da sala, ainda hoje me rio à conta disso. Por outro lado na 1ª consulta na MAC, tenho muita pena das palavras me terem faltado para excomungar a médica, foi das pessoas mais estúpidas que encontrei até hoje, recordo cada palavra dela e não tenho vontade de rir, mas sim de chorar... Mas ainda bem que assim foi... fiz 150 Km a chorar, no entanto de tão triste e arrasada nunca mais lá pus os pés. Foi nessa altura que fui para a Clinica do Prof. Alberto Barros onde sempre fui espectacular e delicamente atendida. Bolas, bolas isto foi há 2 anos!!
Mas acredita que nesta luta temos reacções que nos surpreendem sempre.
Obrigado por me fazeres rir a bom rir com estas recordações.

Jinhos

Lena

4:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home